O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação
anunciou o lançamento do novo site Passe Livre para as pessoas com deficiência
que possuem direito à gratuidade nos transportes interestaduais possam se
cadastrar ou renovar o cadastro.
Também é possível cadastrar os acompanhantes
para as pessoas com deficiência que não podem ou não querem seguir viagens
sozinhas.
As gratuidades podem ser concedidas em barcos,
ferrovias e ônibus de linhas regulares que fazem a ligação entre um estado e
outro.
O programa “Passe Livre” é destinado para
pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual, múltipla, com ostomia
ou doença renal crônica, que possuem baixa renda.
A novidade, segundo o Ministério, é que agora é
possível fazer tudo pela internet, sem precisar sair de casa.
O endereço do site é:
O Governo Federal informou que as opções de
preenchimento dos cadastros físicos continuam para quem desejar.
Em nota, o Ministério dos Transportes explica
como podem ser feitos os cadastros pela internet e fala sobre as características
do site, que, segundo o Governo Federal, foi desenvolvido para facilitar o uso
de quem possui os mais variados tipos de limitações
Todo o processo pode ser feito pela internet,
desde o preenchimento dos formulários padrão do Passe Livre até o envio dos
documentos, do atestado médico e da foto 3×4. Com isso, o interessado pode
escolher se vai fazer a solicitação manual, como é feito desde a criação do
programa, ou via web.
SERVIÇOS – Adaptado com recursos de tecnologia
assistiva, ou seja, compatível com os principais navegadores da internet, o
site traz soluções como leitor de tela para cegos e pessoas com deficiência
visual parcial, e tradutor de libras para deficientes auditivos. O layout,
também pensado cuidadosamente para este público, é amigável, com linguagem
simples e cores que buscam facilitar a compreensão.
O site conta, ao todo, com 12 páginas. Logo na
página inicial, está o menu institucional que esclarece sobre o programa, conta
a sua história e disponibiliza toda a legislação relacionada. Tudo de forma
organizada e de fácil consulta. Outras oito páginas fazem parte do menu de
serviços, que ensinam aos interessados o passo a passo para pedir o benefício,
os problemas mais comuns que o usuário pode encontrar no caminho e como
resolvê-los ou, ainda, como retirar a passagem para viajar. A página termina
com um roteiro de endereços e telefones para sugestões ou esclarecimento de
dúvidas.

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