quarta-feira, 10 de abril de 2019

Governo cadastra em site pessoas com deficiência com passe livre em viagens interestaduais


O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação anunciou o lançamento do novo site Passe Livre para as pessoas com deficiência que possuem direito à gratuidade nos transportes interestaduais possam se cadastrar ou renovar o cadastro.

Também é possível cadastrar os acompanhantes para as pessoas com deficiência que não podem ou não querem seguir viagens sozinhas.
As gratuidades podem ser concedidas em barcos, ferrovias e ônibus de linhas regulares que fazem a ligação entre um estado e outro.

O programa “Passe Livre” é destinado para pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual, múltipla, com ostomia ou doença renal crônica, que possuem baixa renda.

A novidade, segundo o Ministério, é que agora é possível fazer tudo pela internet, sem precisar sair de casa.

O endereço do site é:

O Governo Federal informou que as opções de preenchimento dos cadastros físicos continuam para quem desejar.

Em nota, o Ministério dos Transportes explica como podem ser feitos os cadastros pela internet e fala sobre as características do site, que, segundo o Governo Federal, foi desenvolvido para facilitar o uso de quem possui os mais variados tipos de limitações

Todo o processo pode ser feito pela internet, desde o preenchimento dos formulários padrão do Passe Livre até o envio dos documentos, do atestado médico e da foto 3×4. Com isso, o interessado pode escolher se vai fazer a solicitação manual, como é feito desde a criação do programa, ou via web.

SERVIÇOS – Adaptado com recursos de tecnologia assistiva, ou seja, compatível com os principais navegadores da internet, o site traz soluções como leitor de tela para cegos e pessoas com deficiência visual parcial, e tradutor de libras para deficientes auditivos. O layout, também pensado cuidadosamente para este público, é amigável, com linguagem simples e cores que buscam facilitar a compreensão.

O site conta, ao todo, com 12 páginas. Logo na página inicial, está o menu institucional que esclarece sobre o programa, conta a sua história e disponibiliza toda a legislação relacionada. Tudo de forma organizada e de fácil consulta. Outras oito páginas fazem parte do menu de serviços, que ensinam aos interessados o passo a passo para pedir o benefício, os problemas mais comuns que o usuário pode encontrar no caminho e como resolvê-los ou, ainda, como retirar a passagem para viajar. A página termina com um roteiro de endereços e telefones para sugestões ou esclarecimento de dúvidas.

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