sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Semana da Pessoa com Deficiência terá abertura virtual nesta sexta-feira (21)


Evento irá discutir desafios para inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência em tempos de pandemia.

 

Com o objetivo de vivenciar a Semana da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Garanhuns e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud) irão realizar uma abertura virtual, com o tema “Desafios para inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência em tempos de pandemia”, no próximo dia 21 de agosto. O evento online será transmitido a partir das 19h, na página do youtube da Prefeitura de Garanhuns.


Durante a abertura, o advogado Jarbas Constantino Carneiro de Mattos Trindade fará uma palestra sobre a Semana da Pessoa com Deficiência, e representantes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Direitos Humanos irão explanar as ações de inclusão desenvolvidas pelas pastas.


O link da transmissão será divulgado 30 minutos antes do início do evento, nas mídias sociais da Prefeitura de Garanhuns e do Comud, e um certificado de participação será disponibilizado para aqueles que demonstrarem interesse, desde que preencham o formulário de presença que será publicado posteriormente.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

21 a 28 de agosto de 2020 SEMANA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

TEMA: DESAFIOS DA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

21/08 às 19h - Abertura do Seminário Virtual - Pauta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - COMUD, transmitido pelo YouTube na conta da Prefeitura Municipal de Garanhuns.

24/08 às 14h 30min- A Contação de Histórias - Com a Professora de Teatro Yalle Feitosa e participação da Professora Coordenadora das Salas de Leitura Municipais de Garanhuns, Cristiane Rufino

25/08 às 14h 30min- Palestra sobre os Desafios para inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência em tempos de pandemia, com Dr. Jarbas Trindade e Profa. Dra. Norma Vasconcelos

26/08 às 14h 30min- Vivencias Pedagógicas com as Professoras de salas de Recursos Multifuncionais: Andressa (Escola Profa. Giselda Vieira Belo) e Juliana Xavier (Escola São Camilo), Profa. Joselana Pimentel (CEMAP), Profa. Ana Cláudia Barreto (CAP), Profa. Intérprete Janaína Camelo (Escola Virgília Garcia Bessa) e Profa. Brailista Sara Raquel (Escola Jaime Luna)

27/08 às 14h 30min- Relato de Experiência das Famílias, com Dra. Renata Amorim, Robério e Sheila (famílias com filhos com espectro autista) e com Dra. Simone, psicóloga, sobre os Desafios para inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência em tempos de pandemia.

28/08 às 14h 30min- Lançamento da Cartilha de Orientação à Pessoa com Deficiência e Live com a cantora Andreia Amorim.


domingo, 16 de agosto de 2020

Estudante de Garanhuns, foi a vencedora do 3º Lugar no Concurso Nacional de Poesias.

A estudante, Mayara Karoline Eufrásio Ferreira, natural da cidade de Garanhuns, foi a vencedora do 3º Lugar da categoria Infanto Juvenil, com a poesia “A métrica do meu pensar”. 

O Concurso Nacional de Poesias - A Poesia Em Cada Ser, tem o propósito de incentivar as pessoas a compartilhar amor umas com as outras através da poesia escrita, enriquecer a cultura literária nacional e dar visibilidade as pessoas que fazem diferença com ações na comunidade.

A edição 2020 do evento contou com o apoio da Casa de Cultura Euclides da Cunha, integrou a programação 82ª Semana Euclidiana. E alcançou o envolvimento de mais de 53 mil pessoas em todo o Brasil.

Cada poesia do certame foi avaliada em cinco áreas, sendo: originalidade, aspecto cultural, aplicação culta da língua, gramática e estrutura literária. Sendo a comissão avaliadora composta por profissionais ligados à Língua Portuguesa, literatura e cultura.

Leia a poesia da jovem poetisa, Mayara Karoline Eufrásio Ferreira:

 

A métrica do meu pensar

 

Às vezes,

Eu tenho tanto o que vomitar

Que pra poder me aliviar, eu escrevo

Mas chega uma hora, que as palavras me sufocam

As rimas me encurralam

E eu apenas desabo


Cerceada pelos sentimentos

Tropeçando em palavras desajeitadas

Impedida de cuidar de meus próprios ferimentos

Recolhida, sozinha e por mim mesma censurada


Voltas e voltas em conceitos redundantes

Pensando na ilusão que é acreditar que a inspiração chegará em instantes

Eu devia fazer da poesia liberdade

Mas o peso de não ser boa o suficiente me invade


Métricas perfeitas, estruturas esteticamente apuradas

Batem de frente com minhas estrofes tão bagunçadas

E mais perdidas quanto minha mente

Cheia vestígios de um coração que muito sente


Por fim vasculho dentro de mim

Procurando por um único sinal de alento

A essa altura ritmos e métricas já não me intimidam, enfim

E lembro que guardo aqui, um pedacinho de cada amor

Então transformo minhas dores e amores em arte, o que me é libertador